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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A marca na internacionalização das franquias da América Latina: um estudo de caso das franquias de El Salvador
Other Titles: The brand in the internationalization of franchises in Latin America: a case study of franchises in El Salvador
???metadata.dc.creator???: Andrade, Erick Alejandro Morales de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rocha, Thelma Valéria
???metadata.dc.contributor.referee1???: Almeida, Luciana Florêncio de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Spers, Eduardo Eugênio
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo analisa o processo de internacionalização de franquias salvadorenhas. O trabalho teve como objetivo investigar a influência da marca na internacionalização de duas franquias do segmento de alimentação e bebidas de El Salvador, líderes em seus segmentos, ao verificar quais foram as decisões tomadas pelos gestores de marca ou CEO’s quanto às estratégias de marketing global (Global Marketing Strategy - GMS). O referencial teórico está baseado em estudos sobre internacionalização, visto pelas lentes da escola de Uppsala, marketing internacional e franchising internacional. O método de pesquisa foi qualitativo, com o desenvolvimento de um estudo de caso que analisou duas franquias salvadorenhas que vivenciaram o processo de internacionalização. Como resultado, a pesquisa identificou o caminho percorrido pelas empresas até a padronização de seu marketing mix, e os movimentos que direcionam suas ações corporativas para as quatro últimas dimensões do GMS: concentração e coordenação das atividades de marketing, integração dos movimentos competitivos e participação no mercado global. O estudo inova por evidenciar as estratégias de GMS no contexto de um país cujo mercado apresenta uma realidade socioeconômica, cultural e comportamental diferentes do processo de internacionalização. A contribuição se deu pelo fato desta pesquisa ser um estudo inédito envolvendo temas, como, a marca, a internacionalização e as franquias internacionais. Percebe-se que as franquias salvadorenhas precisam se consolidar na América Latina para terem um reconhecimento mais notável, ou seja, precisam aplicar estratégias de marketing voltadas para mercados internacionais
Abstract: This study proposes an analysis of the internationalization process of the Salvadoran franchises. The objective of this work is to investigate the brand influence on the franchising internationalization in the segment of two food and beverage franchises in El Salvador, to verify what decisions were made by the brand managers or CEO regarding the Global Marketing Strategies (GMS). The theoretical background is based on studies about internationalization, seen through the lens of Upsala School, international marketing, and international franchising. The research method was the qualitative, with the development of a multiple case study. We analyzed two Salvadoran franchises that experienced the internationalization process. As a result, the research aims to identify the path that the companies took until the standardization of their mix marketing and the movements that lead their corporate actions to the last four dimensions of the GMS, concentration and coordination of the marketing activities, integration of the competitive movements and global marketing participation. This study innovates by showing the GMS strategies in the context of a country whose market presents different socioeconomic, cultural and behavioral realities within the internationalization process. The contribution of this study is its originality that involves themes such as: the brand, internationalization and international franchising. We realized that the Salvadoran franchises need to be consolidated in Latin America, to have a more remarkable recognition and to apply marketing strategies aimed at the international markets
Keywords: international franchising; franquias; El Salvador; marketing internacional; marcas
international franchising; franchising; El Salvador; international marketing; brands
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional
Citation: Andrade, Erick Alejandro Morales de. A marca na internacionalização das franquias da América Latina: um estudo de caso das franquias de El Salvador. 2020. [114 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/531
Issue Date: 27-Apr-2020
Appears in Collections:Dissertações - PPGA

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