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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ”Nasce um filho, nasce uma mãe” : um estudo sobre os impactos do nascimento do primeiro filho na cesta de compra das mulheres
Other Titles: ”A child is born, a mother is born” : a study on the impacts of the birth of the first child in the women's shopping basket
???metadata.dc.creator???: Soncini, Juliana Reviglio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mello, Cristina Helena Pinto de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Strehlau, Vivian Iara
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Leonardo Aureliano da
???metadata.dc.description.resumo???: As transições de ciclo de vida do ser humano refletem diretamente em seu comportamento de consumo. Categorias entram e categorias saem da cesta de compra, de acordo com a fase de vida e suas exigências. Este trabalho procura identificar as diferenças com relação às mudanças de compras no momento da primeira maternidade. Atualmente, pesquisas sobre o tema apontam que um bebê de 0-1 ano de idade é responsável por 16% dos gastos com Higiene e Beleza em uma casa (KANTAR WORDPANEL, 2016). O viés abordado por este trabalho compara as compras da mãe antes e após o nascimento do primeiro filho, especificamente de produtos de cuidados com o cabelo para ela e produtos relevantes nos primeiros meses de vida do bebê. Na revisão da literatura, abordam-se os constructos: rituais de mudanças, ciclo de vida, momento maternidade, comportamento do consumidor e orçamento familiar. A metodologia está dividida em três partes: análise quantitativa por meio do recebimento de tickets de compras de oito mulheres, entre 30 e 35 anos, da classe A, da Grande São Paulo. Todas foram acompanhadas individualmente por seis meses, sendo três meses antes de dar à luz e três após dar à luz. A segunda parte foi uma análise qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade da mesma amostra. A terceira parte foi um questionário aplicado com 431 mães de primeira viagem a fim de corroborar uma hipótese que surgiu nas análises das fases um e dois. O trabalho a seguir busca agregar conhecimento tanto para a academia quanto para as empresas corporativas que trabalham com marcas que são influenciadas por este momento do ciclo de vida.
Abstract: The human life cycle transitions reflect directly on their consumption behavior. Categories come in and categories come out of the shopping purchase, according to the stage of life and its requirements. This paper identify the differences regarding the changes of purchases at the time of the first maternity. Currently, research points out that, a 0-1 year old baby is responsible for 16% of the hygiene and beauty costs (KANTAR WORDPANEL, 2016). The bias addressed in this study compares women purchases before and after the motherhood, specifically between hair care products for her and relevant products in the first months of the baby's life. In the review of the literature, the approach of constructs are: change rituals, life cycle, maternity moment, consumer behavior and family budget. The methodology is divided into three parts: quantitative analysis through the receipt of purchase tickets from eight women, aged 30 and 35, from class A of São Paulo. All were followed individually for six months, three months before motherhood, and three months after. The second part was a qualitative analysis, through in-depth interviews of the same sample. The third part was a questionnaire applied with 431 first-time mothers in order to corroborate a hypothesis that emerged in the analyzes of phases one and two. The following work seeks to aggregate knowledge for academia and for corporate companies that work with brands that are influenced by this moment in the life cycle.
Keywords: comportamento do consumidor; ciclo de vida; maternidade; processo de compra; orçamento familiar
consumer behavior; life cycle; maternity; purchase process; family bud
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Soncini, Juliana Reviglio. ”Nasce um filho, nasce uma mãe” : um estudo sobre os impactos do nascimento do primeiro filho na cesta de compra das mulheres. 2018. [123 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/533
Issue Date: 21-Mar-2018
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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