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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A apropriação de espaços públicos por meio das práticas de comunicação e consumo das artes: as experiências subjetivas da Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga
Other Titles: The appropriation of public spaces through the communication and consumption practices of the arts: the subjective experiences of the Festa do Divino Espírito Santo in São Luiz do Paraitinga
???metadata.dc.creator???: Costa, Gisele Jordão 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carrascoza, João Luis Anzanello
???metadata.dc.contributor.referee1???: Hoff, Tania M. C.
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tondato, Márcia Perecin
???metadata.dc.contributor.referee3???: Batista, Vanessa Louise
???metadata.dc.contributor.referee4???: Farias, Luis Alberto de
???metadata.dc.description.resumo???: O tempo e o espaço apresentam-se como conceitos fundantes para compreendermos o contemporâneo. Em função das novas tecnologias, tempo e espaço reestruturam-se condicionando novas formas de viver, de pensar e de se relacionar permeadas pela cultura e pelo consumo. Nessas relações, engendram-se dinâmicas de poder que utilizam o espaço como mediador. A soberania de um indivíduo sobre o outro, a violência, proporcionada por relações assimétricas, resulta em espaços desapropriados ou privatizados que desprivilegiam a diversidade e, assim, impedem experiências de alteridade. Esta tese se move em direção da compreensão de como criar ambientes de diálogos entre culturas distintas e, assim, favorecer a apropriação do espaço pelo coletivo como forma de mitigar a violência. Entendemos que as artes fornecem as condições para que estes diálogos aconteçam, dada a imanência de sua constituição. A partir de um estudo de caso único integrado (a Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga), com pesquisas bibliográficas, documentais e de campo em múltiplas evidências, seguimos no sentido de compreender a atuação de intervenções artísticas no espaço público na geração (ou não) de diálogo e colaboração entre produção e consumo e, por consequência, na apropriação do espaço público.
Abstract: Time and space are fundamental concepts to understand the contemporaneity. Because of the new technologies, time and space are restructured and condition the new ways of living, thinking and relating permeated by culture and consumption. In these relations, we can see power dynamics that use space as a mediator. The sovereignty of one individual over another, violence, provided by asymmetrical relations, results in expropriated or privatized spaces that deprive diversity and thus prevent experiences of otherness. This thesis moves toward understanding how to create dialog environments between distinct cultures and, thus, favor the appropriation of space by the collective as a way to mitigate violence. We understand that the arts provide the conditions for these dialogues to take place, given the immanence of their constitution. Based on a single integrated case study (Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga), with bibliographical, documental and field research in multiple evidences, we proceed to understand the performance of artistic interventions in the public space in the generation (or not) of dialogue and collaboration between production and consumption and, consequently, in the appropriation of the public space.
Keywords: comunicação e consumo; artes; espaço público; Festa do Divino; subjetividade
communication and consumption; art; public place; Festa do Divino; subjectivity
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo
Citation: Costa, Gisele Jordão. A apropriação de espaços públicos por meio das práticas de comunicação e consumo das artes: as experiências subjetivas da Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga. 2018. [249 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Restrito
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/558
Issue Date: 19-Jun-2018
Appears in Collections:Teses - PPGCOM

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