Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/576
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação como agente de transformação: trajetórias na formação de missionários
Other Titles: Education as an agent of transformation: trajectories in the formation of missionaries
???metadata.dc.creator???: Silva, Rosemeire de Souza Vieira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borges, Fábio Mariano
???metadata.dc.contributor.referee1???: Strehlau, Suzane
???metadata.dc.contributor.referee2???: Robic, André Ricardo
???metadata.dc.description.resumo???: Estudos apresentados na literatura sobre missionários apresentam ligações consideráveis entre o missionário e a educação, que pode incluir tanto o ensino tradicional escolar quanto o ensino não formal, caracterizado como ensino religioso ou ações sociais. Entretanto, notam-se algumas evidências de missionários com trajetórias educacionais relevantes. Neste sentido, objetiva-se entender o comportamento no consumo de educação especificamente na formação dos missionários. O referencial teórico explora conceitos de educação, ensino religioso, missionário e a educação e comportamento de consumo de educação. A abordagem é qualitativa, o método adotado é o da História de Vida e os dados são analisados através da técnica de análise de conteúdo. Foram realizadas oito entrevistas com missionários nascidos no Brasil, na África e na Alemanha, e todos participantes possuem formação missionária e teológica. A relevância deste estudo está no acúmulo de conhecimento dos missionários, que é proveniente do processo educacional que inclui suas formações e desenvolvimento para treinamento de novos missionários, resultando em abordagens adequadas no campo e nos projetos sociais. Os resultados mostram que o consumo de educação missionária melhora a qualidade de ensino, o conteúdo é similar ao ensino pedagógico e os missionários se posicionam como educadores praticando ensinos voltados para a sociedade. Este estudo contribui para o conhecimento de educação missionária e apresenta a importância da aplicação de projetos e ensinos direcionados para a sociedade.
Abstract: Studies presented in the literature on missionaries present many links between the missionary and education, including traditional school education and non-formal education, characterized as religious education or social actions. However, some evidence of missionaries with relevant educational trajectories is noted. In this sense, the aim is to understand the behavior in the consumption of education, specifically in missionaries' training. The theoretical framework explores concepts of education, religious teaching, missionary and education, and education consumption behavior. The approach is qualitative, the method adopted is that of Life History, and the data is analyzed using the content analysis technique. Eight interviews were conducted with missionaries born in Brazil, Africa, and Germany, and all participants have missionary and theological training. This study's relevance is in the accumulation of knowledge of missionaries, which comes from the educational process that includes their training and development for training new missionaries, resulting in appropriate approaches in the field and social projects. The results show that the consumption of missionary education improves the quality of teaching, the content is similar to pedagogical teaching, and the missionaries position themselves as educators practicing teachings focused on society. This study contributes to the knowledge of mission education and presents the importance of applying projects and teachings directed towards society.
Keywords: consumo de educação; formação de missionários; APEC; ensino religioso; missionário educador
education consumption; formation of missionaries; APEC; religious education; educating missionary
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Silva, Rosemeire de Souza Vieira. Educação como agente de transformação: trajetórias na formação de missionários. 2021. [67 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/576
Issue Date: 26-Feb-2021
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSEMEIRE DE SOUZA VIEIRA SILVA.pdfEducação como agente de transformação: trajetórias na formação de missionários1.98 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.