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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Da escassez à abundância: transformações na produção-consumo de informações econômicas setoriais no período de 1995 a 2020
Other Titles: From scarcity to abundance: transformations in production-consumption of sectorial economic information in the period from 1995 to 2020
???metadata.dc.creator???: Cantalice, Onildo Brito de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Camargo, Ricardo Zagallo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rodrigues, Thelma Valeria Rocha
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tayra, Flávio
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo principal desta dissertação é compreender as transformações na produção consumo de informações econômicas setoriais num horizonte longitudinal de 1995 a 2020. A experiência prática deste pesquisador com a produção de análises setoriais em veículos de comunicação motivou a realização desta pesquisa, bem como contribuiu para complementar a coleta de dados. Para tanto, são estudados e comparados três momentos: “Primórdios da internet” (Gazeta Mercantil – de 1995 a 2005); “Internet consolidada” (Valor Econômico – de 2006 a 2016); e “Inteligência artificial e big data” (desde 2017). Com uma abordagem metodológica exploratória qualitativa, são utilizadas como ferramentas de pesquisas, além de referências teóricas e pesquisas documentais, entrevistas com profissionais com conhecimento prático ou teórico em produção e consumo de informações econômicas setoriais. As Teorias da Prática foram as lentes teóricas usadas na análise de dados. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi necessária a revisão da literatura, que aborda dois grandes temas: 1) informação, com destaque para sua abundância e relevância; 2) impactos das novas tecnologias – como as ferramentas de inteligência artificial (IA) e big data – na produção-consumo; 3) há ainda um terceiro tema, o consumo, que, sob a ótica da teoria da prática, aparece de forma transversal. Entre os resultados, esta dissertação contribui para suprir uma lacuna na academia, uma vez que há carência de estudos que tratem especificamente sobre as transformações na produção consumo de informações setoriais. Quanto aos impactos gerenciais, aponta os procedimentos e práticas necessários para profissionais em geral e estudantes elaborarem análises setoriais, bem como gerarem e/ou interpretarem informações relevantes, especialmente no contexto de abundância de dados e de fontes. As ferramentas de inteligência artificial (IA) e de big data são cada vez mais usadas em vários setores da economia. No entanto, a pesquisa mostra que a produção “completa” de uma análise setorial utilizando apenas IA ainda não é realidade. O seu processo de elaboração envolve predominantemente contextualizações e pesquisas qualitativas. De qualquer forma, é grande o potencial de uso dessas ferramentas tecnológicas, que podem auxiliar no levantamento e cruzamento de grandes quantidades de dados, posto que esse é o nicho no qual tais ferramentas se destacam. Mesmo com todo o avanço tecnológico recente, o papel desempenhado pelo ser humano é – e deverá ser – sempre necessário e fundamental.
Abstract: The main objective of this dissertation is to understand the transformations in the productionconsumption of sectoral economic information in a longitudinal horizon from 1995 to 2020. The practical experience of this researcher with the production of sector analyses in communication vehicles motivated the accomplishment of this research, as well as contributed to complement the data collection. For this, three moments are studied and compared: “Beginnings of the Internet” (Gazeta Mercantil – from 1995 to 2005); “Consolidated Internet” (Economic Value – from 2006 to 2016); and “Artificial intelligence and big data” (since 2017). With a qualitative exploratory methodological approach, they are used as research tools, in addition to theoretical references and documentary research, interviews with professionals with practical or theoretical knowledge in the production and consumption of sectoral economic information. The Theories of Practice were a theoretical lenses used in data analysis. For the development of this research, it was necessary to review the literature, which addresses two major themes: 1) information, with emphasis on its abundance and relevance; 2) impacts of new technologies – such as artificial intelligence (AI) and big data tools – on productionconsumption; 3) there is also a third theme, consumption, which, from the perspective of the theory of practice, appears in a transversal way. Among the results, this dissertation contributes to fill a gap in academia, since there is a lack of studies that specifically address the transformations in the production-consumption of sector information. Regarding management impacts, it points out the procedures and practices necessary for professionals in general and students to elaborate sector analyses, as well as generate and/or interpret relevant information, especially in the context of abundant data and sources. Artificial intelligence (AI) and big data tools are increasingly used in various sectors of the economy. However, research shows that the "complete" production of a sector analysis using only AI is not yet a reality. Its elaboration process involves predominantly contextualization and qualitative research. In any case, the potential for using these technological tools is great, which can help in the collection and crossing of large amounts of data, since this is the niche in which such tools stand out. Even with all the recent technological advances, the role played by human beings is – and should be – always necessary and fundamental.
Keywords: comportamento do consumidor; produção-consumo de informações de negócios; análises setoriais; inteligência de mercado; inteligência artificial e big data
consumer behavior; production-consumption of business information; sector analyses; market intelligence; artificial intelligence and big data
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Cantalice, Onildo Brito de. Da escassez à abundância: transformações na produção-consumo de informações econômicas setoriais no período de 1995 a 2020. 2021. [207 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/582
Issue Date: 13-May-2021
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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