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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O poder da marca empregadora em situações de crise: estudo de caso em um hospital durante a pandemia Covid-19
Other Titles: Employer brand power in crisis situations: a case study in a hospital during the Covid-19 pandemic
???metadata.dc.creator???: Sampaio, Priscila Aparecida Surita 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rodrigues, Thelma Valéria Rocha
???metadata.dc.contributor.referee1???: Strehlau, Suzane
???metadata.dc.contributor.referee2???: Dutra, Joel
???metadata.dc.description.resumo???: A pandemia global do COVID-19 criou um ambiente desafiador para a área de Gestão de Pessoas e impulsionou mudanças significativas no mundo Corporativo. As instituições de saúde tiveram que lidar com essas mudanças, ao mesmo tempo que, atuavam na linha de frente do enfrentamento o vírus. A Instituição de saúde pesquisada reforçou a premissa do cuidado centrado na pessoa, zelando por diretrizes de segurança e saúde de todos os seus pacientes e colaboradores. Para suportar a demanda de atendimento, foi estruturado um plano de contingência específico, com aumento de 1.436 profissionais, contratações realizadas em quinze dias em março de 2020. Considerando a complexidade da situação, foi necessária a transformação dos processos de Recursos Humanos. O principal objetivo deste estudo foi investigar o poder da marca empregadora em situações de crise, mediante a utilização da Abordagem Ágil em atração e seleção em um hospital privado. Os objetivos específicos foram: i) analisar os impactos da utilização das ferramentas ágeis em atração e seleção de talentos durante a pandemia do COVID-19; e ii) analisar os impactos do “orgulho em pertencer” para a fidelização dos colaboradores. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, com entrevistas em profundidade. Foram conduzidas sete entrevistas com profissionais assistenciais que atuaram na linha de frente da pandemia e que, após o período de prazo determinado no plano de contingência, foram efetivados e mantiveram o vínculo de trabalho com a Instituição. Foi possível concluir que a rápida capacidade de transformação nos processos de atração e seleção, as oportunidades de desenvolvimento, e o sentimento de “orgulho em pertencer” impulsionaram o engajamento, e proporcionaram maior compromisso e desejo de permanência, gerando impacto positivo para a marca e influenciando o ambiente de trabalho. Além disso, o estudo mostrou que o avanço na implementação de ferramentas digitais para conduzir o processo de contratação impulsionou uma quebra de paradigma nos processos de atração e seleção em hospitais. As instituições de saúde públicas ou privadas poderão beneficiar–se dos resultados apresentados nesse estudo, seja para a construção de novos modelos de trabalho utilizando a Abordagem Ágil, seja na definição de estratégias direcionadas a potencializar ações referente ao posicionamento da marca empregadora.
Abstract: The global covid-19 pandemic created a challenging environment in the People Management area and boosted meaningful changes to the corporate world. Health institutions had to deal with these changes, at the same time that, acted in the front line confronting the virus. The health institution that was researched reinforced the premise of person’s centered care, looking after security guidelines and the health of all its patients and employees. To support the demand of attendance, a specific contingency plan was structured, with the rise of 1.436 professionals, hirings realized in fifteen days in march of 2020. Considering the situation's complexity, a transformation process on human resources was necessary. The main objective of this study was to investigate the power of the employer brand in a crisis situation, through the use of Agile Approach on recruitment and selection at a private hospital. Specific objectives were i) analyze the impacts caused by the use of agile methods to recruit and select talents during the covid-19 pandemic; and ii) analyze the impacts of "pride in belonging" to the employees fidelity. For that, it was realized qualitative exploratory research, with deep interviews. Seven interviews were conducted with assistential professionals that worked on the front line of the pandemic and that, after the determined time period on the contingency plan, were hired and kept the employment relationship with the institution. It was possible to conclude that a fast capacity of transformation on the process of recruitment and selection, the development opportunity, and the feeling of "pride in belonging" boosted the engagement, and provided a better commitment and the desire of permanency, generating positive impact to the brand and influencing the workspace. Besides that, the study showed that implementing digital features to conduct the process of hiring boosted a rupture of paradigm on the process of recruitment and selection at hospitals. Public or private health institutions can benefit from the results shown in this study, to the construction of new business models utilizing Agile Approach or to the definition of strategies directed to potentialize actions referred to the positioning of the employing brand.
Keywords: marca empregadora; recursos humanos; atração e seleção; abordagem ágil; COVID-19
employer branding; human resources; recruitment and selection; agile approach; COVID-19
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Sampaio, Priscila Aparecida Surita. O poder da marca empregadora em situações de crise: estudo de caso em um hospital durante a pandemia Covid-19. 2021. [76 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/583
Issue Date: 13-May-2021
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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