Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/59
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação de centros de excelência no setor automobilístico brasileiro
Other Titles: The formation of centers of excellence in Brazilian automotive sector
???metadata.dc.creator???: Zorovich, Marcelo Rocha e Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Amatucci, Marcos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Borini, Felipe Mendes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Consoni, Flávia Luciane
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é verificar quais fatores influenciam a formação de Centros de Excelência na indústria automobilística brasileira. Especificamente, verificou-se a influência da Inovação, da Rede de Negócios, da Rede Técnica, do Contexto de Negócios bem como da Aquisição de Tecnologia. A metodologia proposta teve como base o método de pesquisa quantitativo, do tipo Survey, com aplicação junto aos fornecedores da indústria automobilística. Utilizou-se a técnica estatística de Regressão Linear Múltipla para a análise de dados, tendo os Centros de Excelência (COEs) como variável dependente. Com 91 questionários respondidos, o estudo conclui que as atividades ligadas à Inovação, à Aquisição de Tecnologia e à Rede de Negócios contribuem para a formação de COEs, rejeitando-se as hipóteses ligadas à Rede Técnica e ao Contexto de Negócios em que as subsidiárias estão inseridas.
Abstract: The objective of this project is to verify which factors influence the formation of Centers of Excellence (COEs) in the Brazilian automotive industry. Specifically, the influence of the Innovation, the Business Network, the Technical Network, the Business Context as well as the Acquisition of Technology were analyzed. The proposed methodology was based on a quantitative research, through the application of a Survey along with the suppliers of the automotive industry. The statistical technique of Multiple Linear Regression model was used for data analysis by having the COEs as the dependent variable. Based on 91 questionnaires answered, the results conclude that the activities related to innovation, as well as the Acquisition of Technology and the Business Context contribute to the formation of COEs, rejecting the hypothesis related to the Technical Network and the Business Context in which the companies are inserted in.
Keywords: centros de excelência
rede de negócios
rede técnica
aquisição de tecnologia e inovação
subsidiárias estrangeiras
indústria automobilística
centers of excellence
business network
technical network
acquisition of technology and innovation
foreign subsidiaries
automobile industry
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão Internacional
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Administração da ESPM
Citation: ZOROVICH, Marcelo Rocha e Silva. The formation of centers of excellence in Brazilian automotive sector. 2012. 203 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/59
Issue Date: 18-Dec-2012
Appears in Collections:Dissertações - PMDGI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo Rocha e Silva Zorovich.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.