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dc.creatorBatista, Eduardo Manente-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8747565Y8por
dc.contributor.advisor1Casaqui, Vander-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738139A5por
dc.contributor.referee1Castro, Gisela Grangeiro da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4por
dc.contributor.referee2Martino, Luís Mauro Sá-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777699J9por
dc.date.accessioned2016-10-13T14:10:26Z-
dc.date.available2016-04-11-
dc.date.issued2016-03-14-
dc.identifier.citationBATISTA, Eduardo Manente. Communication and consumption in crowdfunding: discursive strategies of social entrepreneurship and consumer-investor construction. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.espm.br/handle/tede/75-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema o empreendedorismo social nas plataformas de financiamento coletivo, também conhecidas como crowdfunding, investigado sob seu aspecto comunicacional. O empreendedorismo social configura-se como o novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009) adequando seus projetos com a estética da mercadoria (HAUG, 1997) para convencer o público ao consumo-investimento de sua causa. Consideramos as plataformas de crowdfunding como um mercado discursivo (FAIRCLOUGH, 2001) cujas mercadorias são os projetos lançados para o financiamento, constituindo suas formas de consumo simbólico. Por isso, buscamos compreender os significados das estratégias discursivas do empreendedorismo social nestas plataformas. A metodologia de pesquisa é fundamentada na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (idem).por
dc.description.abstractThis research aims to discuss the social entrepreneurship involved the in the crowdfunding platforms, researched from its communicational aspect. The social entrepreneurship configures itself as the new spirit of capitalism (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009) adjusting its projects within the commodity aesthetics (HAUG, 1997) to convince the public to consume/investment in its cause. We consider the crowdfunding platforms as a discursive market (FAIRCLOUGH, 2001), whose commodities are the projects launched for funding purposes, constituting its forms of symbolic consumption. In that way, we pursue to comprehend the meanings of discursive strategies of social entrepreneurship on these platforms. The research methodology is based on the Critical Analysis of Discourse of Fairclough (idem).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-13T14:10:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Manente Batista.pdf: 4649864 bytes, checksum: c666dfe73d91b1e9578186467c15d93b (MD5) Previous issue date: 2016-03-14eng
dc.description.sponsorship-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.espm.br/retrieve/171/Eduardo%20Manente%20Batista.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherAssociação Escola Superior de Propaganda e Marketingpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsESPMpor
dc.publisher.programPrograma em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcrowdfundingpor
dc.subjectempreendedorismo socialpor
dc.subjectespírito do capitalismopor
dc.subjectestética da mercadoriapor
dc.subjectcomunicação e consumopor
dc.subjectcrowdfundingeng
dc.subjectsocial entrepreneurshipeng
dc.subjectspirit of capitalismeng
dc.subjectcommodity aestheticseng
dc.subjectcommunication and consumptioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação e consumo em crowdfunding: estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidorpor
dc.title.alternativeCommunication and consumption in crowdfunding: discursive strategies of social entrepreneurship and consumer-investor constructioneng
dc.typeDissertaçãopor
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