Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/92
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Comunicação, recepção e consumo: as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa)
Other Titles: Communication, reception and consumption: cultural events and its influence on the formation of identities. A study on the soap opera Duas Caras (Brazil) and The Other (Portuguese)
???metadata.dc.creator???: Abrão, Maria Amélia Paiva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Baccega, Maria Aparecida
???metadata.dc.contributor.referee1???: Tondato, Marcia Perencin
???metadata.dc.description.resumo???: A sociedade contemporânea, que tem sido denominada sociedade de consumo, caracteriza-se pelas constantes e permanentes mudanças, aceleradas pelo avanço da tecnologia. As relações comunicação/ recepção/ consumo/ identidades, uma das características dessa época, estão manifestadas na sociedade como um todo. É neste âmbito que esta pesquisa se insere, tendo como corpus as telenovelas Duas Caras, transmitida pela Rede Globo (Brasil), e A Outra, transmitida pela TVI (Portugal), ambas veiculadas no horário nobre. A publicidade intraficção televisiva (merchandising comercial) e a modalidade de (consumidor) receptor que se pode inferir destas telenovelas serão avaliadas e confrontadas, no campo, com sujeitos da recepção de diferentes níveis socioeconômicos. Consideramos que os aspectos materiais e simbólicos dos bens estão intrinsecamente interligados: todo produto possui um significado que lhe é atribuído socialmente e uma face concreta - o objeto per se stante não possui valor enquanto não for socialmente utilizado. Essa pesquisa procurará compreender o processo de construção de sentidos presentes nas telenovelas a partir da conjunção bens materiais/ simbólicos
Abstract: Contemporary society, which has been called consumer society, characterized by constant and permanent changes, accelerated by advances in technology. Relations Communication / reception / consumption / identities, a feature of this season, are manifested in society as a whole. It is in this context that this research falls, with the corpus telenovelas Two Face, broadcast on TV Globo (Brazil), and The Other, broadcast by TVI (Portugal), both aired in prime time. Intraficção television advertising (product placement commercial) and mode (consumer) receiver that can be inferred from soap operas will be evaluated and compared in the field, subject to receipt of different socioeconomic levels. We believe that the material and symbolic aspects of goods are intrinsically linked: every product has a meaning assigned to it socially and a concrete face - stant the object itself has no value until it is used socially. This research will seek to understand the process of construction of meaning present in soap operas from the combination material / symbolic
Keywords: consumo
recepção
identidades
telenovela
merchandising
Duas Caras
A Outra
consumption
reception
identities
telenovela, merchandising, Two Guys, The Other
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
Citation: ABRÃO, Maria Amélia Paiva. Communication, reception and consumption: cultural events and its influence on the formation of identities. A study on the soap opera Duas Caras (Brazil) and The Other (Portuguese). 2010. 275 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/92
Issue Date: 19-Mar-2010
Appears in Collections:Dissertações - PPGCOM

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicacao_e_consumo_da_marca_global.pdf5.36 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.